quarta-feira, janeiro 11

Intoxicação por água



     A Intoxicaçao por água é um desiquilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de pagua num curto período, sobrecarregando os rin que não conseguem funcionar normalmente. Causa um problema chamado de hiponatremia que desconcentra os íons sódio no organismo e pode levar o indivíduo à morte.
     No início pode ser tratada com soro associado a eletrólitos, mas se não é tratada é fatal, pois o sódio faz a circulação dos líquidos na parte externa das células regulando a pressão arterial, auxiliando no bom funcionamento dos músculos entre outros benefícios.
     A grande quantidade de água no organismo faz com que as células tentem absorver maior proporção de água do que conseguem, fazendo com que inchem bastante podendo explodir com a pressão da água, como ocorre com as células do cérebro.  
     A quantidade exata de ingestão de água que pode levar à intoxicação por água não é conhecida e varia para cada indivíduo. Os sintomas desse tipo de intoxicação costumam ser bem semelhantes aos sintomas de intoxicação por álcool, incluindo náusea, estado mental alterado e vômitos, mas também há outros sintomas, como dores de cabeça, fraqueza muscular e convulsões. Nos casos graves de intoxicação por água, o coma e a morte podem vir bem rapidamente em razão do inchaço do cérebro. Embora a condição seja bem rara na população geral, é um risco conhecido nas provas de atletismo de longa duração e normalmente evitado pela ingestão de isotônicos, em vez de água, durante treinos e eventos.


Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário